domingo, 12 de dezembro de 2010

Preparando femeas!

Preparando fêmeas!
Bom, vou aqui falar um pouco na base no preparo de fêmeas para a reprodução, mais focado nas fêmeas de Cánario-da-terra ( Sicalis flaveola ), bem vou usar dicas e experiências usadas e adquiridas por mim aqui no criatório.
1º: acho que o primeiro passo e o mais importante é obter fêmeas de qualidade, registrados e nascidas em cativeiro, de preferências fêmeas mansinhas pois facilita muito o manejo.
2º: Higiene, higiene é fundamental, não só para as fêmeas quanto para os machos, evitando doenças e a utilização de remédios.
3º: Gaiolas, Bem as gaiolas ai vai mais de acordo com o criador, gosto,espaço e coisas do tipo, em nosso criatório utilizamos gaiolas para fêmeas de arame galvanizado, de 60x30x30, mais ou menos nesse tamanho, com grande na parte inferior da gaiola, evitando o contado da fêmea com as vezes, passadores laterais, facilitando o passagem do macho para galar a fêmea.
4º sistema utilizado, em nosso criatório utilizamos o sistema de poligamia, acho que facilita manejo, evitar ter vários machos e evita brigas de casal, que muitas vezes leva um dos a morte, principalmente quando se trata de Canários para fibra que as fêmeas são agressivas e quase sempre matam macho.
5º: Alimentação, a alimentação é o ponto onde o criador tem que ter uma atenção especial, a alimentação é bem diversificada nessa época de reprodução, pois da um estimulo maior as fêmeas a reproduzir, em nosso criatório utilizamos uma alimentação onde procuramos serve as fêmeas, fostes de carboitrados ( Isso bem controlado para evitar que as fêmeas fiquem com sobre peso), fibra alimentares, cálcio e outros mineras, utilizamos uma dieta baseada em sementes ( basicamente composta por: alpiste, painços verde, amarelo, vermelho e português, senha portuguesa, perilha, ninjer e linhaça. a mistura é composta por essas sementes e mais algumas adicionais caso queira adicionar, só tomando cuidado para na um desequilibrar muito a dieta) ministramos tbm ração extrusada, pouca só caso a fêmea queira comer.
5º-2: Alimentação, frutas e verduras, como dito é bom colocar uma variedade grande de alimentos, frutas não costumo colocar para as canários, utilizo apenas laranja mimo-do-céu, verduras utilizamos muito, couve,espinafre, feijão verde ainda na casca, pepino, jiló, maxixes entre outras, legumes o unico que ultilizamos é o chuchu.
5º-3: alimentos vivos. utilizamos apenas tenebrio molitor na época de tratamentos dos filhotes
6º: agua, sempre filtrada e limpa, sendo trocada diariamente
7º: servimos para as fêmeas antes do período de reprodução...até ela entra completamente no "cio" vitamina E
8º: Bom, período de reprodução é primavera/verão.

Bom, pode haver pessoas e criadores que descordem dessas dicas, mas como disse, é como utilizo aqui e sempre tem dado certo...e sem nenhum problema, acho que os únicos remédios utilizados sempre aqui no criatório é remedeio de verme, vitamina E e complexos vitaminicos.



Victor Leandro
Criatório Bico de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário